17 de junho de 2019 18:49

Governo e Casal inauguram esgotamento sanitário de Cruz das Almas e Jacarecica

Solenidade ocorreu no hotel Ritz Lagoa da Anta e em uma das estações elevatórias

Autoridades inauguraram sistema de esgotamento sanitário com visita a uma das estações elevatórias

O governador Renan Filho, o secretário de Estado da Infraestrutura, Maurício Quintella, o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, e outros diretores da empresa inauguraram oficialmente, nesta segunda-feira (17), a obra de esgotamento sanitário de Cruz das Almas e Jacarecica e da Linha Expressa, em Maceió.

A solenidade, que contou ainda com um deputado estadual, representantes do trade turístico e lideranças dos dois bairros, ocorreu no auditório do hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas, e em seguida em uma das estações elevatórias de esgoto.

Desde o final de maio deste ano, os moradores dos dois bairros beneficiados já podem interligar seus imóveis à rede coletora de esgoto, que foi implantada numa obra coordenada pela Seinfra com recursos federais e cujo sistema, já finalizado, agora é operado pela Casal. Ao fazerem a interligação, os moradores devem inutilizar as fossas sépticas e sumidouros.

O efluente coletado dos imóveis será bombeado, por meio de duas estações elevatórias, até a Praça Lyons, na Pajuçara, e de lá para a Praça 13 de Maio, no Poço, sendo bombeado mais uma vez até o Emissário Submarino, no Prado. O trecho da Praça Lyons à 13 de Maio ganhou o reforço da Linha Expressa, que ajuda a transportar esse material de forma pressurizada.

Na inauguração desta segunda-feira (17), o governador destacou os resultados positivos da Companhia desde que ele assumiu o governo, há mais de quatro anos. “A Casal só dava prejuízo, mas já no segundo ano de nossa primeira gestão começou a dar superavit, o que vem se repetindo nos últimos três anos. Devido a isso, firmamos um convênio entre Casal e Governo do Estado para investimento de R$ 100 milhões. Por outro lado, a recuperação da Companhia traz credibilidade para ela e para parcerias com o capital privado”, ressaltou o governador.

Ele também destacou as Parcerias Público-Privadas (PPPs) que estão em andamento em Maceió para implantação de esgotamento sanitário do Farol e bairros vizinhos e do Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes. “São mais de R$ 400 milhões investidos somente com essas parcerias, assim vamos passar a cobertura de esgotamento dos atuais 35% para 70%”, acrescentou.

Já o presidente da Companhia, Clécio Falcão, disse que o atual governo faz uma “gestão transformadora no saneamento”. Ele também falou das duas PPPs em Maceió, lembrando que elas devem beneficiar, juntas, mais de 360 mil pessoas. “O efluente que será resultado do processo de tratamento do esgoto, tanto na estação que está sendo implantada no Benedito Bentes quanto da que está em obras no Farol, poderá ser usado inclusive pela indústria. Estamos analisando qual será a destinação desse material, que poderá ser reaproveitado ou então devolvido à natureza”, explicou o presidente.

O secretário de Estado da Infraestrutura, por sua vez, lembrou que, a cada um real investido em saneamento, o poder público economiza até quatro reais em serviço de saúde e gera mais três reais de incremento no Produto Interno Bruto (PIB). “Saneamento é um direito fundamental”, reforçou Maurício Quintella.

A solenidade foi acompanhada pelos vice-presidentes da Casal Humberto Carvalho (VGO), Victor Vigolvino (VGC) e Geraldo Leão (VGE), além de superintendentes, gerente, técnicos e assessores da Companhia e pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

17 de junho de 2019 18:49