11 de julho de 2019 12:53

Casal marca presença em encontro da Câmara Técnica de Logística da Aesbe

Representantes de 15 companhias debateram novas estratégias de trabalho nas empresas

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) marcou presença na reunião da Câmara Técnica de Logística, Suprimentos e Materiais (CTLSM), ocorrida na última terça-feira (9), na sede da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em Brasília. A empresa esteve representada pelo titular da Superintendência de Logística e Suprimentos (Sulos), Cláudio Duda, e pelo supervisor de almoxarifado, Bruno Wanger, que juntamente com 19 profissionais de 15 companhias debateram novas estratégias para suas áreas de logística.

O secretário executivo da Aesbe, Ubiratan Pereira, deu as boas-vindas aos membros presentes na reunião e atualizou as informações sobre o cenário atual do saneamento básico. “A Aesbe está trabalhando de forma efetiva para evitar prejuízos maiores às nossas associadas, com o Projeto de Lei 3.261/2019 que, se aprovado como está, desestruturará o setor”, afirmou.

Durante o encontro, Kamila Brito, da Caern, foi eleita coordenadora da Câmara, e Flávio Neiva, da Saneago, foi eleito secretário.

Os membros da CTLSM discutiram sobre a padronização de materiais críticos, com a apresentação do modelo atual da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Também foi discutido o modelo organizacional de logística nas empresas, com a apresentação do modelo da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago). Sobre a gestão de materiais em estoque, o colaborador da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) apresentou seu modelo vigente.

O reflexo da Lei 13.303, a Lei das Estatais, nas aquisições de materiais das Companhias de Saneamento foi debatido entre os representantes das associadas, para alinhar a questão das aquisições de materiais nas companhias de saneamento.

A próxima reunião da CTLSM está prevista para ocorrer em novembro deste ano, na sede da Compesa, em Recife (PE).

Segundo Cláudio Duda (Sulos), o encontro foi muito proveitoso no sentido de ampliar os contatos com colegas de outras companhias, o que contribuirá na padronização dos controles de materiais críticos e otimização das compras, de acordo com a Lei 13.303/2016 vigente. “As experiências de sucesso apresentadas na reunião foram muito bem absorvidas pelos representantes da Casal e serão implementadas gradativamente, com exemplo, o Centro de Distribuição (CD) para a melhoria dos processos dos materiais controlados pelo Estoque/Supalm”, destacou.

11 de julho de 2019 12:53