7 de agosto de 2019 11:17

Casal explica na ALE composição da tarifa de água e deputados elogiam empresa

Gestão da Companhia foi reconhecida por parlamentares, que falaram em “passos positivos”

Presidente da Casal, Clécio Falcão, explicou aos deputados a metodologia de composição da tarifa da empresa

O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, esteve na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), em Maceió, nesta terça-feira (6), a convite do presidente da Casa, deputado Marcelo Vítor, para explicar aos parlamentares qual a metodologia, como se dá a composição da tarifa de serviços da empresa e como se chegou ao reajuste de 6,22%, autorizado este ano pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Alagoas (Arsal).

Falcão destacou que o reajuste é solicitado à Arsal, a quem cabe autorizá-lo ou não, com base em estudos econômicos, que indicam o reajuste dos insumos, como produtos químicos e energia elétrica, o reajuste dado aos funcionários e a previsão de investimentos a serem executados pela Companhia ao longo de um ano.

O presidente também explicou qual é a fórmula usada como base para a solicitação do reajuste de tarifa e a principal legislação para isso, que é a Lei nº 11.445/2007 (Lei do Saneamento).

Em relação à energia elétrica, que é o insumo de maior peso nas contas da Companhia, foi esclarecido que, nos últimos cinco anos, ela teve um reajuste acumulado de 153,16%. O dirigente da Casal ressaltou também que, nesse mesmo período, a empresa teve um reajuste acumulado em sua tarifa de 83,62%, mas o faturamento cresceu 99,26%.

“Isso demonstra que tivemos um crescimento real, ou seja, acima do valor implantado de reajuste tarifário, crescemos mais do que a nossa tarifa, e isso é importante para garantir novos investimentos na melhoria dos serviços”, salientou Clécio Falcão.

“As Companhias de Saneamento precisam manter o equilíbrio econômico e financeiro que garantam sua viabilidade e sustentabilidade no tempo, de forma a alcançar o equilíbrio entre receita e custos intrínsecos à prestação de serviços”, acrescentou Falcão, que na ocasião estava acompanhado pelo vice-presidente de Serviços de Engenharia, Geraldo Leão, e por técnicos da empresa.

Reconhecimento

Durante a explicação que fazia sobre a composição da tarifa e do reajuste aplicado este ano, o presidente da Casal recebeu diversos reconhecimentos de deputados que acompanhavam o encontro.

“Parabenizo o presidente pela condução da gestão da Casal, por garantir a saúde da empresa e a qualidade da água. Destaco aqui a importância do saneamento para o fortalecimento do turismo, e temos visto isso com as PPPs e a expansão do saneamento em Maceió”, afirmou o deputado Marcelo Beltrão.

“Ele pegou a Casal como um paciente na UTI, agora a empresa está se recuperando”, emendou o deputado Inácio Loiola, também se referindo ao presidente da Companhia. Já o deputado Ricardo Nezinho enfatizou que “a Casal nunca deu tanto retorno à sociedade como tem dado agora”. Ele citou, como exemplo de investimentos com recursos próprios da empresa, a adutora Batalha-Jaramataia. A deputada Jó Pereira disse que a Casal “tem dado passos positivos nos últimos cinco anos”. “O Estado encontrou um caminho”, disse, referindo-se à Companhia.

Na mesma ocasião, o presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros, explicou como é feita a análise do pedido de reajuste encaminhado pela Casal. Ele detalhou o rigor na avaliação do estudo econômico e na necessidade de comprovação de todos os insumos que sofreram reajustes. Ainda segundo ele, entre 15 estados cujas Companhias de Saneamento já autorizaram reajuste esse ano, o da Casal foi o sexto menor.

Além dos deputados já citados, também participaram da reunião o deputado Davi Maia, autor do pedido que motivou o convite feito pelo presidente da ALE para comparecimento dos presidentes da Casal e da Arsal, e os deputados Francisco Tenório, Sílvio Camelo, Cabo Bebeto, Cibele Moura, Ângela Garrote, Flávia Cavalcante e Fátima Canuto.

7 de agosto de 2019 11:17