
Governador Renan Filho, secretário da Seinfra, diretores da Casal e técnicos da empresa e da Sanama visitaram obra da ETE
O governador Renan Filho, acompanhado pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Maurício Quintella, pelo presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas, Clécio Falcão, e pelos vice-presidentes Geraldo Leão e Victor Vigolvino, visitou, nesta segunda-feira (12), as obras da Estação de Tratamento de Esgoto do Benedito Bentes. A unidade está com obras em fase final, com 96% dos trabalhos concluídos.
“Investir em esgotamento sanitário representa passos civilizatórios. Sabemos que a cada um real investido em saneamento, poupamos outros quatro reais em saúde pública. Essa estação vai operar com tecnologia norueguesa, o que há de mais moderno nessa área”, destacou o governador Renan Filho, acrescentando que o sistema como um todo terá 160 quilômetros de rede coletora de esgoto.
“A ETE é a obra mais importante do Sistema de Esgotamento Sanitário. Ela vai receber e tratar o esgoto oriundo de sete bairros da parte alta de Maceió: Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária, Salvador Lyra, Henrique Equelman, Santa Lúcia e Clima Bom. Essa obra como um todo vai melhorar a qualidade de vida da população”, acrescentou o presidente da Casal, Clécio Falcão.
A Estação de Tratamento de Esgoto deve entrar em operação em setembro e terá capacidade para receber e tratar até 1 milhão de litros de esgoto por hora. Somente nessa estrutura, o investimento gira em torno de R$ 50 milhões. Em todo o Sistema de Esgotamento Sanitário, o valor aplicado pela Parceria Público-Privada (PPP) entre a Casal e a Saneamento Alta Maceió (Sanama) é de aproximadamente R$ 289 milhões.
A estimativa é de que até 200 mil pessoas sejam beneficiadas com a coleta e tratamento de esgoto até o final de 2020, quando todo o Sistema de Esgotamento Sanitário for concluído.
Sistema do Farol
Após a visita à ETE do Benedito Bentes, o governador, o secretário e o presidente da Casal, acompanhados pelos técnicos dos dois órgãos, visitaram as obras da ETE situada no Farol, numa área por trás do Quartel do Exército.
A unidade segue com obras em andamento e, quando estiver concluída, vai atender, além do Farol, aos bairros Pitanguinha, Gruta de Lourdes, Jardim Petrópolis, Canaã, Santo Amaro e Ouro Preto, num total estimado de 200 mil pessoas beneficiadas. A previsão é que esse sistema também seja finalizado no final de 2020.
Esse Sistema de Esgotamento Sanitário, composto pela ETE, por estações elevatórias e pelas redes coletoras, está sendo construído pela Saneamento de Maceió (Sanema), que mantém com a Casal um contrato de Locação de Ativos.