9 de setembro de 2019 10:45

Governador Renan Filho anuncia retomada de obras de abastecimento de água em Messias

Serão investidos mais de R$ 3,2 milhões em recursos próprios da Casal; novo sistema vai ofertar uma vazão três vezes maior do que a atual

Renan Filho esteve em Messias para prestigiar a festa pela passagem dos 57 anos de emancipação política do município

O governador Renan Filho anunciou, em Messias, a retomada das obras de reforço no abastecimento de água que atende o município. O novo sistema vai ofertar uma vazão três vezes maior do que a atual. No total, serão investidos mais de R$ 3,2 milhões.

O chefe do Executivo estadual esteve na cidade na manhã desta sexta-feira (6) para prestigiar a festa pela passagem dos 57 anos de emancipação política de Messias, acompanhado pelo prefeito Luiz Emílio, pelo presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, e pelo vice-presidente de Gestão de Serviços de Engenharia da Companhia, Geraldo Leão.

“Messias cresceu rapidamente. A cidade fica na região metropolitana de Maceió e muita gente passou a morar aqui. A oferta de água, portanto, não conseguiu acompanhar o crescimento urbano, por isso essa obra é fundamental. Ela vai triplicar a oferta para cidade o que, definitivamente, resolverá o problema da escassez de água”, explicou Renan Filho.

A obra tocada pela Casal foi iniciada em fevereiro de 2018, mas sofreu paralisação para adequar o projeto à necessidade de se ampliar a capacidade de fornecimento de água tratada. O investimento é de R$ 1.295.854,78 em recursos próprios da Casal.

“A obra de implantação da nova adutora e da captação já recomeçou. A empresa está no canteiro, trabalhando. Temos a previsão de, até o final deste ano ou no máximo em janeiro de 2020, concluir as etapas de captação e adução”, informou Clécio Falcão.

Tubulação que será usada para trazer água de um novo manancial está sendo implantada em Messias

Até o momento, cerca de 3.800 metros de tubulação com diâmetro de 300 mm – dos 4.200 metros de extensão previstos – já foram instalados. A obra consiste na instalação de nova estação de captação de água numa barragem da usina Santa Clotilde, zona rural do município. O prazo é de cinco meses para a conclusão dos serviços.

A estrutura terá capacidade para processar 216 metros cúbicos por hora, ou seja, 216 mil litros por hora. De acordo com a Casal, a vazão fornecida pelos sistemas, que atualmente abastecem a cidade, chega a 70 metros cúbicos por hora. Portanto, o novo sistema vai ofertar uma vazão três vezes maior do que a atual.

Hoje, a Casal atende a cidade com água de dois mananciais de superfície, conhecidos como Barragem do Osório e Barragem do Souza, além de dois poços. A Companhia possui 3 mil ligações ativas de água em Messias, com benefício para cerca de 12 mil pessoas.

Licitação

Ainda em Messias, o governador Renan Filho autorizou a abertura de licitação para construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Serão mais R$ 2 milhões investidos na melhoria do sistema de abastecimento de Messias.

“A Estação de Tratamento complementa o sistema de abastecimento e nós vamos com isso triplicar a oferta e melhorar a qualidade da água oferecida”, explicou Clécio Falcão.

Máquina trabalha na abertura de vala onde será implantado o restante da tubulação da nova adutora que vai abastecer Messias

O prefeito agradeceu ao governador pelos investimentos feitos em Messias, destacando o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), inaugurado em fevereiro deste ano no município. O Programa Força Tarefa também passou a operar na cidade, colaborando ainda mais com a redução dos índices de violência.

“Messias cresceu muito, como o governador disse, e todos os problemas estão sendo resolvidos pela prefeitura com a parceria importantíssima do Governo do Estado. Segurança Pública era um problema muito grande. Com a vinda do Cisp, Messias vive uma outra realidade”, destacou Luiz Emílio.

Renan Filho acompanhou o prefeito durante as solenidades de inauguração de obras executadas pelo município, a exemplo da pavimentação de ruas, implantação de escadarias e reforma de prédios públicos.

Barragem de usina que fica na zona rural do município será usada para abastecer população de Messias, a partir de obra da Casal

9 de setembro de 2019 10:45