3 de outubro de 2019 18:30

Audiência na Câmara: Casal apresenta obras em Maceió que somam R$ 500 milhões

Presidente Clécio Falcão apresentou duas grandes obras que já estão em andamento e vão dobrar cobertura de esgoto da capital

Presidente da Casal fez apresentação e exibiu fotos das obras já em andamento em Maceió

O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, fez uma apresentação sobre duas grandes obras de esgotamento sanitário que estão em andamento em Maceió, durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores da capital, na manhã desta quinta-feira (3). Ele ressaltou que, somados, os investimentos chegam a quase R$ 500 milhões e vão dobrar a cobertura de esgotamento sanitário da cidade, passando dos atuais 35% para 70%.

Na ocasião, que foi uma iniciativa do vereador Cleber Costa, ele também explicou como funcionam as redes de coleta de esgoto e as galerias de águas pluviais e citou um caso recente ocorrido no bairro de Ponta Verde, quando se constatou a chegada de esgoto ao mar por meio da galeria.

“A Casal nunca contribuiu e nem vai contribuir para o lançamento de esgoto em galerias de águas pluviais. Quando se constata esgoto nas galerias, em 90% dos casos ele é oriundo de ligações clandestinas feitas por imóveis e sem nenhuma participação da Companhia; em outras situações, pode ter havido um rompimento da rede coletora e da galeria, como foi esse caso da Ponta Verde. As duas redes romperam ou pelo desgaste natural dos materiais ou pelo afundamento do solo causado pelo tráfego de veículos pesados, não houve nenhum culpado. Como as redes se cruzavam, o material de uma passou para a outra”, avaliou Clécio Falcão.

Em relação às obras que recebem investimentos de quase R$ 500 milhões, ele afirmou que isso é recurso da própria Casal. “Esse dinheiro é investido pela iniciativa privada, por meio de parcerias, mas será pago pela Companhia a elas, portanto, é um recursos próprio. É o maior investimento da história de Maceió em esgotamento sanitário em tão pouco tempo”, salientou.

Ao final de 2020, deverão ser concluídas as obras de dois grandes sistemas: um no Benedito Bentes e Tabuleiro dos Martins e outro no Farol e bairros adjacentes. As duas obras, efetuadas pela Casal em parceria com a iniciativa privada, investem aproximadamente R$ 500 milhões em Maceió.

“Temos hoje uma nova Casal com investimentos elevados. Eu não tinha conhecimento da grandiosidade das obras, fiquei surpreendido”, declarou o vereador Cleber Costa, após a apresentação feita pelo presidente da Companhia.

Também participaram da audiência pública secretários municipais, gestores do setor turístico, Ministério Público Estadual (MPE) e Sebrae/AL.

As obras

No caso do Benedito Bentes e Tabuleiro, a implantação do sistema ocorre através de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre Casal e Sanama, com investimento de aproximadamente R$ 289 milhões. Ao final do empreendimento, cerca de 200 mil pessoas serão contempladas com coleta e tratamento de esgoto.

A Estação de Tratamento (ETE) desse sistema fica no Benedito Bentes e está com obras praticamente concluídas. A unidade usará tecnologia norueguesa, atende a todas as normas ambientais vigentes e tem capacidade para tratar até 385 litros de esgoto por segundo.

Ao final desse processo, o efluente resultante poderá ser devolvido à natureza sem causar impacto ambiental. Para que o sistema esteja completo, restam ainda a implantação das redes e construção das estações elevatórias, que farão o bombeamento do esgoto dos bairros para a ETE.

No Farol e bairros vizinhos, a implantação do sistema de esgotamento sanitário ocorre por meio de um contrato de Locação de Ativos entre Casal e Sanema, com investimento aproximado de R$ 185 milhões.

A construção da ETE segue acelerada, numa área por trás do quartel do Exército. A unidade poderá tratar até 238 litros de esgoto por segundo. Ao final das obras, cerca de 150 mil moradores serão beneficiados nas seguintes localidades: Gruta de Lourdes, Pitanguinha, Sanatório, Canaã, Santo Amaro, Jardim Petrópolis e Farol.

3 de outubro de 2019 18:30