8 de outubro de 2019 17:21

Técnicos de laboratórios da Casal visitam ETE do Benedito Bentes

De maneira didática, foram apresentadas as etapas de tratamento e o processo de monitoramento

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) promoveu, nesta terça-feira (8), das 9h às 11h, uma visita do corpo técnico da Gerência de Controle da Qualidade do Produto (Geqpro/Suples/Suplag) à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Benedito Bentes, em Maceió. Os profissionais que participaram da atividade atuam nos laboratórios de análise de água e esgoto da Companhia tanto na capital quanto no interior.

A visita teve como objetivo apresentar de maneira didática toda a estação de tratamento, suas etapas e todo o processo de monitoramento, contando com a explicação do  coordenador de operações, Ivo Curvevêlo.

Participaram do encontro 17 profissionais, além de quatro estagiários, sendo dois da Gerência de Desenvolvimento Operacional (Gedop) e dois da Gerência de Macro Coleta e Tratamento de Esgoto (Gemte).

Sobre a Estação

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Benedito Bentes está com obras praticamente concluídas. A unidade usa tecnologia norueguesa, atende a todas as normas ambientais vigentes e tem capacidade para tratar até 385 litros de esgoto por segundo.

Ao final desse processo, o efluente resultante poderá ser devolvido à natureza sem causar impacto ambiental. Para que o sistema de esgotamento sanitário da parte alta de Maceió esteja completo, restam ainda a implantação das redes coletoras nas ruas dos bairros contemplados e a construção das estações elevatórias, que farão o bombeamento do esgoto dos bairros para a ETE.

A implantação do sistema de esgotamento sanitário nessa área da cidade ocorre através de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre Casal e Sanama, com investimento de aproximadamente R$ 289 milhões. Ao final do empreendimento, cerca de 200 mil pessoas serão contempladas com coleta e tratamento de esgoto, no Benedito Bentes e Tabuleiro dos Martins.

 

 

 

8 de outubro de 2019 17:21