20 de fevereiro de 2020 10:58

Médica da Casal destaca importância da hidratação no verão

Altas temperaturas aliadas ao pouco consumo de líquidos podem trazer prejuízos à saúde

Responsável por manter nossos órgãos em bom estado e funcionando corretamente, a água ajuda a regular nossa temperatura corporal e elimina toxinas produzidas no nosso metabolismo. Durante o verão, para evitar danos à saúde, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado.

A água compõe grande parte do nosso corpo, aproximadamente 60% nos homens e 50 a 55% nas mulheres, por isso, mesmo uma perda pequena de líquidos já pode trazer prejuízos ao organismo, causando sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga. Buscando repor os líquidos perdidos pelo nosso corpo ao longo do dia, é essencial criar o hábito de ingerir água constantemente, mesmo quando não se está com sede.

A médica da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Fernanda Meire, explica que, especialmente durante o verão, beber líquidos regularmente é mais do que um hábito saudável, pois, quando falta água no organismo, os efeitos podem ser agressivos. “Com as altas temperaturas a que ficamos expostos no verão, é recomendado o aumento da ingestão de líquidos, principalmente devido a perdas insensíveis pelo suor. E como a temperatura corporal aumenta, então precisamos de mais água para equilibrar a temperatura interna do nosso organismo”, frisou.

É recomendável que um adulto consuma entre 2 a 2,5 litros de líquidos diariamente, se tendo como preferencial a água pura. Mas você pode complementá-la com: água de coco (a água de coco contém poucas calorias e é rica em vitaminas e minerais), chás e frutas ricas em água (o teor de fibras das frutas, assim como de verduras e legumes beneficia a saúde sob diversos aspectos), alguns exemplos de frutas são: abacaxi, melancia, melão, laranja, pera, uva, morango, entre outras.

Manter uma garrafa de água perto de você, na mesa do trabalho, na bolsa ou no carro é uma boa estratégia para auxiliar o consumo constante. O cuidado com a proteção aos raios solares também é essencial para essa época do ano. “Use protetor solar corporal e labial e tente reaplicar a cada duas horas; utilize boné ou chapéu e principalmente mantenha sua garrafa de água perto de você”, alertou a médica da Casal.

20 de fevereiro de 2020 10:58