23 de março de 2020 22:05

Resolução estabelece jornada de 8 horas em dias alternados para colaboradores de setores administrativos

Objetivo é reduzir a quantidade de pessoas em cada sala, na empresa como um todo e também nas ruas, evitando, assim, o risco de contágio pelo coronavírus (covid-19)

A Diretoria da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) divulgou, nesta segunda-feira (23), a Resolução de Diretoria (RD) 014/2020, a qual estabelece como medida para conter a disseminação do coronavírus, entre outras, a possibilidade dos trabalhadores de setores administrativos dividirem-se em dois grupos e laborarem 8 horas diárias em dias alternados, ou seja, o primeiro grupo trabalha um dia e no dia seguinte fica em casa. Já o segundo grupo, que ficou em casa no primeiro dia, no dia seguinte trabalha na empresa, enquanto o primeiro grupo fica em casa. Cada grupo, mesmo em casa, deverá estar à disposição da chefia do setor para tarefas home-office.

O objetivo é reduzir a quantidade de pessoas em cada sala, na empresa como um todo e também nas ruas, evitando, assim, o risco de contágio pelo coronavírus (covid-19), sem, no entanto, prejudicar o andamento dos serviços, tendo em vista que a Casal desenvolve um trabalho essencial à população.

O novo regime de escala é válido até o dia 30 deste mês e também contempla os operadores, que farão uma escala corrida de 24 horas. Já o regime de 6 horas seguidas fica disponível para equipes de trabalho externo da Companhia.

Conforme a RD, esses regimes de escala não podem prejudicar o andamento dos serviços e os responsáveis por cada setor deverão estabelecer metas diárias para garantir o bom desempenho da equipe, além de informarem qual a escala da semana à Superintendência de Recursos Humanos (Suruh), com nomes e matrículas dos funcionários.

A partir de hoje e até o dia 30 deste mês, a RD também garante a liberação de todos os estagiários e jovens aprendizes, atendendo recomendação expedida pelo Ministério Público do Trabalho mediante Nota Técnica. Os estagiários, no entanto, deverão ficar à disposição da chefia do setor para contribuírem com demandas por meio do serviço home-office.

Outra medida da nova RD é que o atendimento ao público externo nas Centrais Já! fica totalmente suspenso, seguindo determinação do Governo do Estado, que decidiu pelo fechamento dessas unidades.

O cliente interessado em manter contato com a Companhia deve ligar para o Call Center (0800 082 0195), enviar mensagem via aplicativo WhatsApp (99641-5462) ou pelo site da empresa (www.casal.al.gov.br).

A RD 014/2020 também mantém recomendações para funcionários que retornarem de viagens nacionais ou internacionais, os quais devem comunicar à chefia imediata e à Superintendência de Recursos Humanos (Suruh) para o recebimento de orientações.

A medida suspende viagens, visitas às instalações da Companhia, como Estações de Tratamento de Água (ETAs), Estações Elevatórias (EE) e reuniões com participação de mais de 10 pessoas, e determina reforço da limpeza de áreas comuns da empresa, bem como a criação da “Campanha de Prevenção ao Covid-19 – Coronavírus”. A nova RD revoga a RD 013/2020.

Clique abaixo para conferir a RD 014/2020.

Resolução de Diretoria nº 014-PDF

23 de março de 2020 22:05