6 de agosto de 2020 17:29

Máscara de proteção: como usar e higienizar corretamente?

Cobrir completamente o queixo, nariz e boca são algumas das orientações que devem ser levadas em consideração no uso das máscaras de proteção

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Ministério da Saúde recomendou a implementação de diversas medidas com o intuito de minimizar o risco de contágio em território nacional, dentre elas a prática do distanciamento social, a frequente higienização das mãos e o uso obrigatório da máscara de proteção facial.

Hoje, com a principal função de equipamento de proteção, o uso correto da máscara se tornou uma pauta importante, uma vez que a utilização indevida pode aumentar o risco de transmissão.  Vale ressaltar que não se deve colocar máscaras em crianças menores de 2 anos ou em pessoas com problemas respiratórios que sejam incapazes de removê-la sem assistência.

 

Conheça alguns erros que devem ser evitados:

  1. Deixar o nariz descoberto
  2. Deixar o queixo exposto
  3. Usar máscaras largas – com vãos nas laterais
  4. Cobrir apenas as narinas
  5. Puxar a máscara para o queixo
  6. Encostar na superfície da máscara ao colocar ou retirar
  7. Deixar a máscara em cima da mesa

 

Como higienizar?

É importante sempre higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, antes ou depois de colocar a máscara. Caso ela fique úmida ou molhada, troque. No caso da maioria das pessoas que usam a máscara de pano, é importante deixa-lá de molho por 30 minutos em água potável (500 ml) e água sanitária (10 ml). Depois disso, lave-a com água e sabão. Só volte a usá-la quando estiver completamente seca.

 

6 de agosto de 2020 17:29