19 de junho de 2021 13:41

Após entendimento com moradores, sistema que abastece Rio Novo volta a operar, mas com restrições

Como água do manancial ainda apresenta turbidez elevada, recomendação é que não seja usada para consumo direto

O sistema de abastecimento que atende o bairro Rio Novo, o Loteamento Palmar e o Residencial dos Vales, em Maceió, voltou a operar no final da manhã deste sábado (19). A decisão foi tomada após entendimento entre moradores e gestores da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), durante reunião ocorrida nesta sexta-feira (18), mediada pelo Centro de Gerenciamento de Crise da Polícia Militar.

O fornecimento de água para essas localidades havia sido suspenso, no começo da semana, em virtude do alto nível de turbidez do líquido em decorrência das chuvas, que levaram muitos sedimentos e matéria orgânica para o manancial. Com a retomada hoje, a Casal recomenda que a água, por enquanto, não seja usada para consumo direto, ou seja, beber e cozinhar, em razão de ainda possuir a turbidez aparente. Essa recomendação foi acatada pelos moradores, na reunião de ontem (18).

Para beber e cozinhar, a Companhia vai manter o fornecimento de água por meio de caminhões-pipa para Rio Novo, Loteamento Palmar e Residencial dos Vales, até que a água canalizada volte ao patamar de normalidade.

A Companhia reforça que mantém suas equipes técnicas em constante monitoramento dos mananciais, a fim de averiguar a qualidade da água bruta e a possibilidade de retomar o tratamento dentro da normalidade, bem como aplica as medidas operacionais necessárias para a melhor otimização das Estações de Tratamento de Água (ETAs).

Em caso de necessitar falar com a Companhia ou obter mais informações, os moradores podem ligar para o número 0800 082 0195 (Call Center), que em finais de semana atende das 7h às 19h. Vários serviços estão disponíveis pelo WhatsApp 98139-9892.

19 de junho de 2021 13:41