21 de julho de 2021 21:05

Casal, Usina Triunfo e Prefeitura de Taquarana firmam cooperação para captação de água

Companhia vai instalar nova captação em barramento de usina e usar o líquido para abastecer Taquarana e Coité do Nóia

Humberto Carvalho (Operacional – primeiro à esquerda), Geraldo da Silva (Taquarana), Clécio Falcão (Presidente) e Geraldo Leão (Engenharia) durante assinatura de termo de cooperação na sede da Casal, em Maceió

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a Usina Triunfo e a Prefeitura de Taquarana assinaram um termo de cooperação mútua que tem como finalidade a instalação de uma estrutura para captação de água em um barramento da usina, situada no Riacho Baixa Funda, na bacia hidrográfica do Rio Jequiá. O líquido, depois de tratado, servirá para abastecer Taquarana e Coité do Nóia.

A assinatura do termo ocorreu nesta terça-feira (20), na sede da Casal. O documento foi assinado pelo presidente da Companhia, Clécio Falcão, pelo vice-presidente Operacional, Humberto Carvalho, e pelo prefeito de Taquarana, Geraldo Cícero da Silva. O vice-presidente de Engenharia da empresa, Geraldo Leão, acompanhou o encontro. Já o diretor da Usina Triunfo, Givago Tenório, assinou o termo em uma situação anterior.

De acordo com a parceria, a nova estação de captação de água a ser instalada pela Casal no manancial, onde há um barramento da usina, terá uma vazão estimada em 320 metros cúbicos por hora, ou seja, serão retirados do manancial cerca de 320 mil litros de água por hora.

A Companhia, por outro lado, vai desativar a captação atualmente em operação às margens do Riacho Baixa Funda, e requerer, com apoio da Prefeitura de Taquarana, a obtenção de uma outorga junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

O termo de cooperação tem prazo de vigência de 10 anos, que pode ser renovado por meio de acordo entre as partes.

21 de julho de 2021 21:05