11 de agosto de 2021 11:47

Casal moderniza produção e dosagem de cloro em ETA de Murici

Novo procedimento obtém substância por eletrólise de sal de cozinha

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) implantou, nessa primeira semana de agosto, novos equipamentos para produção e dosagem de cloro na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cachoeira, que abastece o município de Murici. Com esse investimento, a Empresa passou a produzir essa substância — necessária ao processo de desinfecção da água — pela eletrólise do sal de cozinha.

Novo equipamento obtém cloro a partir da eletrólise do sal de cozinha

A eletrólise é um processo físico-químico em que energia elétrica é utilizada para forçar uma reação química, no caso, a obtenção do cloro a partir do sal de cozinha. Na prática, essa nova forma de realizar a cloração significa um salto em segurança comparada ao método antigo, em que se utilizava o gás cloro, uma substância suscetível a vazamentos. Isso beneficia tanto os operadores da estação quanto comunidades próximas.

Para a operação dos novos equipamentos, a Casal efetuou, na segunda-feira (9), o treinamento de seus operadores. A capacitação foi conduzida pelo técnico do Grupo Hidrogeron, Joelson de Oliveira Silva. A Casal assinou com essa empresa um contrato de locação para implantação dos equipamentos de cloração.

Capacitação para operar novos equipamentos ocorreu nessa segunda-feira (9)

“Com os ganhos em segurança, outros sistemas de tratamento de água já passam por análise para que seja providenciada a mesma substituição através do contrato”, acrescentou Cristiane Batista, integrante da Gerência de Produção (Geprod/Surem) da Companhia.

11 de agosto de 2021 11:47