21 de setembro de 2021 11:37

ACT: Casal mantém conquistas e dá reajuste salarial de 6,76%

Todas as cláusulas econômicas foram atendidas; auxílio-alimentação obteve 7,31%

A Diretoria da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa aos trabalhadores que avançou na negociação com o Sindicato dos Urbanitários a respeito do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Em comunicado enviado à direção da entidade, a empresa se compromete em manter todas as conquistas do ACT anterior e atender aos pedidos sobre as cláusulas econômicas.

Uma delas é a reposição salarial conforme o IPCA, em 6,76%, percentual superior ao obtido por outras categorias profissionais este ano. O auxílio-alimentação também tem um reajuste garantido de 7,31%, acima da média recebida por outras categorias. Também fica mantida a redação do ACT 2019-2021 quanto às cláusulas do Plano de Saúde e do Plano Odontológico, sem acatar a inclusão de dependentes.

Em relação à liberação de empregados para o Sindicato dos Urbanitários, a Companhia propôs reduzir a quantidade de trabalhadores cedidos de seis para três, tendo em vista que essa cessão ocorreu quando a Companhia possuía cerca de 1.400 funcionários. O quadro atual é formado por aproximadamente 700 colaboradores.

Cabe agora aos trabalhadores, por meio do Sindicato dos Urbanitários, analisarem e darem resposta sobre o compromisso apresentado pela Companhia.

A Diretoria da Casal reforça que conta com a colaboração dos trabalhadores para “garantir a sustentabilidade e a capacidade de continuidade, manutenção dos empregos e principalmente a prestação de um serviço de melhor qualidade e alcance pelas próximas  décadas.”

A Casal reafirma ainda que “todos os resultados positivos têm sido empenhados em diminuição das dívidas históricas da empresa para que ela tenha saúde financeira”, e que “o momento é de responsabilidade com a transição da empresa para o novo contexto em função do Marco do Saneamento”.

21 de setembro de 2021 11:37