14 de setembro de 2021 17:33

Setembro Amarelo: funcionários da Casal no Agreste participam de ação sobre saúde mental

A palestra foi ministrada pela psicóloga convidada, Cledja Barros, para funcionários da empresa em Arapiraca

Na manhã desta terça-feira (14), a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) proporcionou um momento de reflexão sobre saúde mental, em virtude da campanha “Setembro Amarelo”, na sede da Unidade de Negócio Agreste, em Arapiraca. A palestra ministrada pela psicóloga Cledja Barros teve como tema “Os problemas psicológicos pós-Covid”, e contou com a presença de todos os colaboradores da unidade.

A gerente Aparecida Torres ressaltou a importância da ação. “Este é um tema totalmente atual e o debate nos incentiva a sermos mais empáticos e observarmos nossos pares, no sentido de estarmos atentos aos sinais que as pessoas apresentam diante de um problema de saúde mental”, explicou.

Além da palestra, foram distribuídos panfletos com dizeres de incentivo ao cuidado psicoemocional. A atividade foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em um dos Centros de Reservação e Distribuição do município.

Saiba mais sobre a campanha:

As razões podem ser bem diferentes, porém, muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos se tornem realidade.

Fique atento aos sinais:
– Isolamento;
– Mudanças marcantes de hábitos;
– Perda de interesse por atividades de que gostava;
– Descuido com aparência;
– Piora do desempenho na escola ou no trabalho;
– Alterações no sono e no apetite;
– Frases autodepreciativas.

A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, ou alguém que está próximo a quem precisa e também dos voluntários do CVV, que são treinados para conversar com pessoas que estejam passando por alguma dificuldade e que possam pensar em tirar sua vida. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24 horas. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br.

Fonte: Centro de Valorização à Vida 

14 de setembro de 2021 17:33