23 de setembro de 2021 22:30

Pesquisadora da Ufal defende Mestrado sobre jornal Bom Dia Casal

Periódico em vigor por mais de 30 anos na Companhia foi objeto de pesquisa para o Mestrado de Edna Cunha, ex-colaboradora da Ascom da empresa

O jornal impresso Bom Dia Casal foi objeto de uma pesquisa de Mestrado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desenvolvida pela aluna Edna Cunha e defendida por ela para a banca examinadora na tarde desta quinta-feira (23). O trabalho foi aprovado, elogiado e a pesquisadora receberá o título de mestre.

Edna Cunha, que é formada em Jornalismo e em Relações Públicas e já trabalhou na Assessoria de Comunicação, Marketing e Ouvidoria (Ascom) da Casal, utilizou o jornal Bom Dia Casal como objeto para sua pesquisa de Mestrado, cujo tema foi “O jornal institucional como instrumento de memória: a informação no processo histórico da cultura organizacional”.

O trabalho dela, que trata de processos da comunicação, ressalta que “o jornal institucional é um instrumento de comunicação cujo objetivo principal é levar informações ao público interno de uma instituição, divulgando informações sobre os serviços, eventos e ações que envolvem a empresa. Esses jornais podem ser impressos ou virtuais e alguns são explorados em multiplataformas”.

A pesquisa destaca ainda que “esse tipo de canal de comunicação envolve informação, usuário, jornalismo institucional e cultura organizacional. A comunicação institucional lida com a necessidade de informação, com a cultura e com jornalismo. Para analisar o jornal ao longo dos seus 34 anos, foi feito um recorte sendo escolhidos para a análise todos os jornais publicados em dezembro e em alguns anos os publicados mais próximos ao final do ano”.

O jornal impresso Bom Dia Casal, produzido pela Ascom da Companhia, existe desde a década de 1980. Em mais de 30 anos, teve diversos formatos impressos. Sua produção foi suspensa temporariamente em virtude da pandemia de Covid-19. Em breve ele voltará a ser produzido em outras plataformas.

Defesa do Mestrado foi transmitida ao vivo por um canal da Ufal no Youtube, na tarde desta quinta-feira (23)

23 de setembro de 2021 22:30