28 de dezembro de 2021 17:23

Confira alguns cuidados que devem ser tomados com a chegada do verão

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) alerta a população com alguns cuidados que devem ser reforçados com a chegada do verão nessa quarta-feira (22)

A chegada do verão é marcada pelo crescimento da temperatura e do calor, onde a necessidade de água é maior e a exigência dos cuidados com a saúde deve ser redobrada. Preparando-se para esse momento a companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) reuniu informações para enfatizar o uso e consumo responsável desse liquido que devem ser aplicadas pela população não apenas nesse período, mas e todas as estações do ano.

O consumidor pode fazer mudanças simples em sua rotina para evitar o desperdício, economizar na conta de água e ajudar o meio ambiente como, por exemplo, a reutilização da água do chuveiro ou da maquina de lavar para lavar terraços, paredes ou pisos, também trocar descargas com válvula hidra por descargas com vaso acoplado, uma vez que o maior vilão de uma casa é a descarga.

A água é um componente importante em nossas atividades diárias, mas também é necessária para a manutenção da saúde do organismo. Com isso, a circulação sanguínea, digestão, manter músculos, ossos e pele, regular a temperatura corporal são beneficiados com o consumo diário de 2 a 3 litros de água por dia.

No verão, os cuidados com a pele também devem ser reforçados isso porque o sol pode provocar queimaduras, envelhecimento precoce da pele e em casos mais graves aumentar o risco de câncer. Então atenção aos cuidados como manter a pele sempre limpa e hidratada, usar o protetor solar diariamente e sempre beber muita água.

Durante o verão, o cuidado com crianças e idosos é primordial, pois os principais riscos para os idosos durante o verão são desidratação e hipertermia (elevação da temperatura corporal), portanto, se faz necessário ficar atento a alguns sinais de alerta desses problemas: indisposição, cansaço, irritação, dor de cabeça, náusea, vômito, tontura, entre outros, para as crianças, o cuidado deve ser através do filtro solar, que deve ser fator 30 (FPS) no mínimo, chapéu, bonés e óculos escuros ajudam na proteção do rosto e olhos.

Outra questão importante no cuidado com a água é proteger as florestas, porque a vegetação protege os recursos hídricos estimulando a infiltração da água no solo, ajudando a repor os sedimentos subterrâneos, reduzindo o risco de inundações, mantendo o solo no lugar e reduzindo a erosão. Suplementa os vegetais e também absorve água e libera parte desse recurso na atmosfera, por isso é uma parte importante do ciclo hidrológico.

28 de dezembro de 2021 17:23