19 de janeiro de 2022 16:35

Psicóloga da Casal alerta sobre importância de cuidar da saúde mental

Estudos da OMS e da OPAS apontam que o Brasil é o país mais ansioso do mundo

A psicóloga da Casal, Camila Pacheco, ressalta que a saúde mental tem impacto direto na produtividade no trabalho e em outras situações do cotidiano

O mês de janeiro é marcado por reflexão, resoluções e metas do novo ano que se inicia, além de ser um período em que as pessoas buscam novos hábitos, especialmente com a saúde. Pensando nisso, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) destaca a necessidade do cuidado com a mente, por meio da campanha “Janeiro Branco”, que tem como objetivo chamar a atenção dos colaboradores da empresa para os cuidados com a saúde mental.

A intenção da campanha é não só alertar para a necessidade de cuidar da saúde mental, como também quebrar tabus relacionados ao tema que, infelizmente, ainda não é tratado de forma séria por muitas pessoas. Nas empresas, a maioria dos afastamentos do trabalho por motivo de saúde está relacionada a doenças mentais, e não a doenças físicas. Por isso, a importância da campanha “Janeiro Branco”, que chama a atenção para os cuidados com a saúde emocional.

Conforme estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3% da população) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8% da população). 

De acordo com a psicóloga da Casal, Camila Pacheco, a saúde mental tem impacto direto na produtividade e empenho, seja no ambiente de trabalho seja em outras situações do cotidiano. “Vivemos numa sociedade que estimula o excesso de atividades e a urgência nas ações, é comum nos sentirmos esgotados e sobrecarregados e isto pode atrapalhar a nossa percepção de que não estamos emocionalmente bem”, alertou.

A profissional ainda ressalta que, apesar de não existir um padrão que atenda a todos os transtornos mentais, existem alguns sinais que podem mostrar quando o colega ou a própria pessoa não está bem. 

“É preciso estar atento a alterações de humor, como irritabilidade, angústia, choro excessivo, perda de interesse por atividades que costumava se interessar, etc. Qualquer alteração repentina de humor e comportamento pode ser um sinal de alerta. Então, aquele colega de trabalho extrovertido que passa a ficar mais calado ou emburrado, ou então aquela pessoa empenhada e tranquila tornando-se mais desleixada e irritada podem estar passando por algum problema e precisando da nossa ajuda”, afirmou.

Por fim, a psicóloga destaca a importância de buscar a ajuda de um profissional adequado para realizar o tratamento de transtornos mentais. Além disso, ela indica a psicoeducação como um dos métodos  que podem colaborar no maior entendimento do tema. “A psicoeducação é tanto informar, seja por meio do desenvolvimento de campanhas e palestras sobre a saúde mental, como também orientar sobre como ajudar e conduzir a respeito dessa condição.”, finalizou.

19 de janeiro de 2022 16:35