6 de setembro de 2022 11:15

BRK e Casal finalizam limpeza de aqueduto e aumentam oferta de água para 15 bairros de Maceió

Cerca de 300 kg de materiais, entre sedimentos e raízes de árvores, foram removidos de dentro da estrutura que leva água bruta para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cardoso

 

Pelo menos 15 bairros de Maceió atendidos pelo Sistema Catolé-Cardoso passaram a receber uma maior oferta de água tratada desde o último fim de semana. A melhora no abastecimento das regiões foi possível após a conclusão do serviço de limpeza e desobstrução do aqueduto da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cardoso, na semana passada. A intervenção foi realizada em um trecho de mata fechada com 400 metros de extensão.

Realizada pela BRK em parceria com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que opera o sistema produtor, a ação teve como resultado a retirada de cerca de 300 kg de materiais de dentro da estrutura, que transporta a água bruta captada nos mananciais até a estação de tratamento. Devido ao acúmulo de sedimentos e, principalmente, raízes de árvores no aqueduto, a ETA estava recebendo menos água do que deveria, comprometendo os processos de produção e distribuição da água tratada.

Enquanto a Casal ficou responsável pela remoção do material nas áreas abertas, a BRK disponibilizou equipamentos e equipes especializadas para atuar em espaço confinado, dentro do aqueduto. Ao todo, 34 técnicos participaram da atividade, que teve duração de dois dias, incluindo cinco resgatistas e funcionários treinados para atuação, supervisão e segurança das equipes que atuaram no interior da estrutura.

De acordo com Wilson Bombo, gerente operacional da BRK em Alagoas, com o trabalho realizado de forma conjunta entre as duas empresas, foi possível agilizar o serviço, que foi concluído em dois dias, e minimizar os transtornos à população. “Assumimos o compromisso junto à Casal de atuar no trecho mais crítico, que exigia um trabalho especializado e cauteloso, em espaço confinado. Com a retirada do material que estava causando a obstrução do aqueduto, percebemos uma melhora considerável na distribuição de água tratada nos bairros atendidos”, destacou.

As regiões atendidas pelo Sistema Catolé-Cardoso são: Centro, Orla Lagunar, Trapiche da Barra, Prado, Ponta Grossa, Vergel do Lago, Pontal da Barra, Mutange, Bebedouro, Rio Novo, Loteamento Palmar, Chã da Jaqueira, Santa Amélia, Jardim Petrópolis 2 e Chã de Bebedouro.

Texto: Ascom Casal e BRK.

6 de setembro de 2022 11:15