4 de setembro de 2022 12:59

Utilidade Pública: Casal inicia testes no sistema produtor de água do Sistema Coletivo Junqueiro-São Sebastião

Medida foi adiada em 24 horas devido à falta de energia, que foi regularizada somente no final da noite de ontem (3)

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que vai iniciar nesse domingo (4) os testes para retomada da operação do Sistema Coletivo Junqueiro-São Sebastião.

Se tudo ocorrer adequadamente e a água, após o processo de tratamento na estação, apresentar padrões de potabilidade conforme as portarias que regem o setor, a distribuição aos moradores poderá ser retomada no final do dia.

O funcionamento do sistema ficou comprometido após o manancial de água bruta, situado em Junqueiro, receber uma grande quantidade de material sólido em virtude de deslizamentos de terra e fortes chuvas. A água ficou com o nível de turbidez muito elevado, o que impediu o processo de tratamento.

O objetivo da Casal era ter iniciado esses testes ontem (3), porém, uma falta de energia ainda pela manhã impediu que isso ocorresse. A Companhia acionou a Equatorial por volta das 10h, em seguida fez outros chamados, mas a equipe técnica da concessionária de energia compareceu ao local somente às 21h. A energia foi retomada no final da noite.

Com apoio da concessionária Águas do Sertão, que assumiu a distribuição de água em Junqueiro e outras 33 cidades, técnicos da Casal trabalharam nos últimos dias em serviços de limpeza dos equipamentos usados na captação do manancial de Junqueiro. Também efetuaram ações para tentar minimizar os deslizamentos de terra. O local é de difícil acesso.

Paralelamente, as duas empresas seguem monitorando o manancial e a qualidade da água bruta, bem como fornecendo caminhões-pipa para atender à população, órgãos públicos e prestadores de serviços essenciais.

4 de setembro de 2022 12:59