11 de abril de 2024 12:12

Casal participa de reunião de preparação para quadra chuvosa deste ano

Defesa Civil Estadual apresentou procedimentos operacionais a diversos órgãos

Vice-presidente Operacional da Casal, Laura Petri (3ª à direita), participou da reunião da Defesa Civil Estadual

A vice-presidente Operacional da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Laura Petri, participou, na manhã dessa quarta-feira (10), da apresentação do Plano de Acionamento Interinstitucional da Quadra Chuvosa para 2024, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual.

O evento, que ocorreu no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), reuniu também representantes de diversos órgãos que integram o Sistema de Defesa Civil Estadual, entre eles, das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP); de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); da Saúde (Sesau); da Educação (Seduc); da Polícia Militar; da Marinha; da Polícia Rodoviária Federal; do Corpo de Bombeiros Militar; do Comando Aéreo de Alagoas; e de Coordenadorias Municipais.

A reunião foi conduzida pelo secretário-executivo da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel BM Rômulo Guedes, visto que o coordenador da pasta, coronel Moisés Melo, estava com agenda em Brasília e abriu a reunião dando as boas-vindas aos participantes por meio de videoconferência.

O detalhamento de preparação de desastres para a quadra chuvosa, que tem início na segunda quinzena de abril e vai até a segunda quinzena de agosto deste ano, foi elaborado pelo superintendente de Prevenção de Desastres Naturais, Vinícius Pinho, que coordena a Sala de Alerta Semarh. Ele informou que os modelos meteorológicos apontam para chuvas acima da média, com destaque para a região da Zona da Mata, onde tem municípios que são cortados pelos rios Jacuípe, Mundaú e Paraíba.

A apresentação do Plano contou ainda com participações do Major BM Felipe Dórea, piloto e coordenador de Ensino do Comando de Aviação do Estado de Alagoas, e do capitão-tenente Camões, da Capitania dos Portos de Maceió, que fizeram explanações sobre procedimentos operacionais durante chuvas intensas e enchentes.

A Defesa Civil Estadual vai realizar ainda outras reuniões de preparação para o período chuvoso: abril, no dia 17, em Penedo com municípios do litoral sul; dia 24, em Porto Calvo, com litoral norte. Já em maio, no dia 8, ocorrerá em Viçosa com o Vale da Paraíba; e, no dia 15, em São José da Laje com o vale do Mundaú.

11 de abril de 2024 12:12