26 de abril de 2024 17:28

Chuvas e falta de energia prejudicam abastecimento de água em Colônia Leopoldina, Ibateguara e Campestre

Serviço será retomado tão logo a água bruta nos mananciais apresente melhores condições e energia seja reativada

Os mananciais de água bruta que fornecem água para abastecer Colônia Leopoldina e Ibateguara, na Zona da Mata, apresentaram turbidez elevada, no começo da tarde desta sexta-feira (26), em decorrência das chuvas que atingiram a região.

Por isso, como medida preventiva, o abastecimento das duas cidades foi temporariamente suspenso. Em Ibateguara, no entanto, a paralisação atinge somente o Sistema Sumidouro, que fornece água para uma parte da cidade. O Sistema Severo segue operando normalmente e, desse modo, não há desabastecimento total na cidade.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que opera os sistemas, segue monitorando as situações e, tão logo for possível e seguro conforme os padrões técnicos, voltará a retirar água dos dois mananciais para efetuar o tratamento nas respectivas ETAs. A água, depois de tratada, é repassada para a concessionária Verde Alagoas distribuir aos moradores.

Já em Campestre, o sistema foi paralisado na tarde de hoje em decorrência de uma falta de energia. A Casal acionou a Equatorial, responsável pela rede elétrica, e aguarda o retorno do serviço para que possa reativar as bombas que fazem a captação de água no manancial. Sobre o assunto, a Equatorial enviou uma nota, que segue abaixo.

Nota de esclarecimento:

Sobre a interrupção no fornecimento de energia elétrica que afetou o sistema de abastecimento de água do município de Campestre, a Equatorial Alagoas informa que recebeu o chamado da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e que uma equipe técnica já foi acionada para verificar a situação e realizar os serviços necessários, de competência da Distribuidora, para restabelecer a energia elétrica na unidade o mais breve possível.

Jundiá

O sistema de abastecimento de Jundiá será paralisado temporariamente no próximo dia 30, das 7h30 às 15h, a pedido da concessionária Verde Alagoas, que vai executar uma limpeza do reservatório de água tratada.

26 de abril de 2024 17:28