15 de abril de 2024 11:33

Rio largo: Casal retoma atividades do Sistema de Abastecimento Mata do Rolo

Instalações foram paralisadas às 17h15 do domingo (14) após fortes chuvas

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai retomar, até as 18h desta segunda-feira (15), as atividades do Sistema de Abastecimento Mata do Rolo, em Rio Largo. É que essas instalações precisaram ser paralisadas às 17h15 desse domingo (14), após fortes chuvas carrearem grande volume de material sólido para a estação de captação.

Ocorreu que, devido a esse processo erosivo, a qualidade da água bruta coletada nessa estação, localizada na área de proteção ambiental (APA) homônima, inviabilizou o seu tratamento posterior. Desde então, equipe da Casal atua para garantir o asseamento do local e segue avaliando a qualidade da água bruta (a que é encontrada na natureza).

A previsão é de que as condições tornem possíveis a retomada do tratamento de água até o final do dia. Assim que isso ocorrer, a Companhia repassará o líquido de qualidade para a BRK Alagoas distribuir à população do município.

Deslizamento de encosta

O Sistema de Abastecimento Mata do Rolo já havia passado por paralisação, na última quarta-feira (10). Naquela ocasião, o sistema municipal de drenagem lançou um grande volume de água pluvial nas adjacências da estação de captação. A erosão provocada por esse lançamento fez deslizar uma encosta sobre a instalação da Casal, soterrando-a.

A Companhia retomou as atividades do complexo na quinta-feira (11), mas com vazão reduzida a aproximados 60% da capacidade integral de trabalho. O sistema voltaria a trabalhar com volume total somente às 17h50 da sexta-feira (12).

Messias

Também o fornecimento de água para Messias está afetado nesta segunda-feira (15) em razão da qualidade da água bruta. É que as fortes chuvas de domingo (14) carrearam matéria sólida para a estação de captação do Sistema Osório de Abastecimento. Esse fenômeno está inviabilizando, desde então, o tratamento do líquido.

A Casal aguarda a melhoria da qualidade da água bruta para retomar suas atividades. Tão logo o sistema seja reativado, a Companhia voltará a repassar água tratada para a BRK Alagoas distribuir.

15 de abril de 2024 11:33