Ideia é capacitar empresas terceirizadas para combater ligações irregulares de água
Uma iniciativa da Unidade de Negócio Farol, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), capacita empresas terceirizadas para melhoria da fiscalização em imóveis que foram desligados e suprimidos com até 90 dias. Um dos resultados desse trabalho é a redução de custos.
De acordo com o gerente da unidade Samuel Leite, o Projeto de Qualidade e Visibilidade em Serviços Contratados melhora a qualidade e projeta uma imagem positiva para a empresa. “O projeto alia a teoria de escritório com a prática desses profissionais no campo, objetivando transmitir suas experiências para os que trabalham em empresas contratadas pela Casal”, explicou o gerente.
Coordenado pelo supervisor de Combate a Fraudes da UN Farol, José Heleno, e pela supervisora de Arrecadação e Cobrança, Sayonara Pessôa, a iniciativa também prepara os profissionais para o trabalho de identificação de ligações clandestinas, a exemplo do “by pass” ou “gatos”.
“Por mais técnico e experiente que seja o profissional de empresas contratadas, às vezes ele não conhece as particularidades e nuanças dos que trabalham diretamente na Casal. Em algumas situações, até a temperatura da água pode servir como parâmetro para se saber se o imóvel tem ou não uma ligação clandestina, e esse tipo de experiência está sendo repassado por técnicos como José Heleno e outros da companhia”, detalhou o gerente Samuel Leite.
Segundo ele, devido aos resultados alcançados, novos projetos com objetivos semelhantes serão implementados em forma de capacitação para outros segmentos de empresas contratadas.
Com esse projeto, a UN Farol segue a orientação da diretoria da Casal, que é intensificar o combate às ligações de água clandestinas e aos maus pagadores. Em recente reunião com superintendentes, assessores e chefes de Unidades de Negócio e de Serviço, bem como com representantes das áreas comercial, financeira, operacional, jurídica e de comunicação, o presidente da Companhia, Álvaro Menezes, afirmou que “a ampliação e a intensificação das ações de cobrança e de combate ao desperdício e ao consumo irregular de água são indispensáveis à melhoria do abastecimento e ao incremento da receita da companhia, que, dessa forma, pode investir mais nos serviços que presta à população”.