Investimentos contemplam as áreas de abastecimento de água e esgotamento sanitário
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), em parceria com as prefeituras de Maragogi e Japaratinga, bem como com o trade turístico do Litoral Norte, vai fazer investimentos nos sistemas de esgotamento sanitário de Maragogi e nos sistemas de abastecimento de água desse município e de Japaratinga. Esta foi uma das recomendações feitas à Casal pelo governador Renan Filho, durante o Governo Presente, evento realizado nos dias 6 e 7 de maio, no Litoral Norte do Estado.
Deverão ser contempladas as áreas centrais e da periferia de Maragogi, a exemplo do conjunto Adélia Lira, onde os problemas de esgotamento sanitário são mais graves. Somente para recuperar e ampliar o sistema de esgoto desse conjunto serão necessários R$ 2 milhões, conforme informou o presidente da Casal, Clécio Falcão. O projeto do Adélia Lira será integrado ao sistema de esgotamento sanitário existente em Maragogi, que também receberá benfeitorias, cujo principal resultado será a eliminação das línguas sujas, que enfeiam e poluem as praias da cidade. As melhorias, tanto no Adélia Lira quanto na região central da cidade, incluem combate às ligações clandestinas de esgoto nas galerias de águas pluviais e direcionamento das ligações para a rede coletora.
Para dar mais segurança ao abastecimento de água, a Casal dispõe de duas alternativas, sendo uma de médio e outra de longo prazo. A primeira consiste na perfuração de mais dois poços em Maragogi e a segunda, na implantação de um sistema integrado para reforçar o abastecimento desta cidade e de Japaratinga. No primeiro caso – perfuração de poços -, a Casal já está desenvolvendo gestões junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), enquanto que para o sistema integrado (captação e tratamento de água de superfície do riacho Cachoeira) será necessário obter recursos – cerca de R$ 25 milhões – da esfera federal. Para isto, segundo Clécio Falcão, é fundamental o esforço conjunto da Casal, prefeituras de Maragogi e de Japaratinga, bem como do trade turístico.
Esses assuntos foram discutidos em reunião realizada na última quinta-feira (12), na prefeitura de Maragogi, da qual participaram, além de Clécio Falcão, o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão, o prefeito Henrique Peixoto e secretários municipais, representantes do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC7VB), além do superintendente de Negócio do Interior, Eduardo Henrique, do gerente de Projetos e Custos, Júlio César, do gerente da Unidade de Negócio Leste, Judiron Pena, e do supervisor operacional dessa unidade, Enaudo Robério, todos da Casal. Depois da reunião, os dirigentes da Casal inspecionaram a estrutura de esgoto do conjunto Adélia Lira.
Os participantes do encontro se comprometeram a agir em conjunto, inclusive na divulgação das ações de conscientização da população sobre a importância da interligação de esgoto domiciliar à rede coletora, do uso adequado dos equipamentos de esgotamento sanitário e do uso racional da água. Também serão desenvolvidas campanhas de combate às ligações clandestinas de água e de esgoto, bem como de incentivo ao pagamento em dia das contas da Casal, a fim de que a empresa possa continuar investindo na melhoria dos serviços prestados à população.