Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Casal ajuda o município de Viçosa a enfrentar escassez de água

Casal ajuda o município de Viçosa a enfrentar escassez de água

Casal ajuda o município de Viçosa a enfrentar escassez de água

22 de março de 2018

Compartilhe:

Empresa une-se aos esforços do município para minimizar efeitos da estiagem

Reunião realizada nesta sexta-feira, na sede da Companhia, em Maceió, definiu apoio da Casal ao município de Viçosa

Reunião realizada nesta sexta-feira, na sede da Companhia, em Maceió, definiu apoio da Casal ao município de Viçosa

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai ajudar o município de Viçosa a enfrentar a escassez de água causada pela estiagem prolongada, que reduziu drasticamente a vazão do rio Caçamba, um dos principais mananciais de abastecimento da cidade. Este propósito foi externado às autoridades e lideranças do município, durante reunião realizada nesta sexta-feira (3), na sede da Companhia, em Maceió.

Mesmo sem operar o sistema de abastecimento da cidade, que é de responsabilidade do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a Casal se dispôs a participar das ações, objetivando reduzir os efeitos da estiagem prolongada.

O encontro desta sexta-feira serviu para relato da situação dramática pela qual passa o município e discussão sobre a gestão das águas da barragem Caçamba. Essa barragem, que provém do mesmo rio que passa em Viçosa – o Caçamba -, fica situada no município de Quebrangulo e abastece 30% da população de Palmeira dos Índios.

Além da Casal, outros órgãos do Governo, como secretarias de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), participam da gestão das águas do Caçamba, juntamente com a Prefeitura de Viçosa, por meio do SAAE, e Ministério Público Estadual. As ações envolvem operação do sistema de abastecimento, monitoramento, controle dos usuários, entre outras.

Participaram da reunião o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão, que representou a diretoria da empresa; o prefeito e o vice-prefeito de Viçosa, David Brandão e Sydney Moura, respectivamente; e o promotor Anderson Cláudio (MPE), entre outras autoridades representantes dos órgãos envolvidos. O próximo encontro está marcado para 20 deste mês.

Conteúdos Relacionados