Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Casal melhora eficiência da ETA Pratagy após ajustes operacionais

Casal melhora eficiência da ETA Pratagy após ajustes operacionais

Casal melhora eficiência da ETA Pratagy após ajustes operacionais

22 de março de 2018

Compartilhe:

Iniciativa reforça continuidade do fornecimento de água de Maceió

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de sua Supervisão de Planejamento (Suplan/Geplan), efetuou uma reunião para treinamento de operadores e auxiliares lotados na Estação de Tratamento de Água Josué Palmeira (ETA Pratagy) na sexta-feira (17). O objetivo foi abordar os aprimoramentos da rotina operacional desses funcionários. Essas atualizações incluem vistorias do processo de tratamento, análises físico-químicas e monitoramentos de descargas de fundo.

Durante a reunião, os coordenadores Felipe Lima e Carlos Santana, do Centro de Controle de Processos Operacionais, discorreram sobre os resultados obtidos 15 dias após a implantação da nova rotina operacional. Lima afirmou que, após alterações no regime das descargas de fundo — procedimento necessário para o descarte do material depositado nos decantadores da ETA —, a companhia deixou de sofrer com acentuadas variações na pressão da água do Sistema Pratagy. Com isso, explicou o coordenador, a mudança contribui para reforçar a continuidade do fornecimento de água em Maceió.

Para Franklin Bispo, supervisor de Produção e Tratamento de Água, a atualização dos procedimentos representa um marco para a Companhia, pois reduziu em 40% o volume de água descartado durante as descargas de fundo. Bispo também destacou que essa economia não impactou a qualidade do produto final, já que a qualidade da água tratada manteve-se inalterada.

De acordo com o assistente operacional Alexandre Ancelmo, “foi bastante enriquecedor desenvolver a ação de padronização dos procedimentos operacionais da ETA, visto que a iniciativa vai servir como referência para o nivelamento da rotina dos trabalhos desenvolvidos na estação”. Além disso, Ancelmo se disse satisfeito em contribuir para a implementação do manual de procedimentos operacionais da Casal.

Conteúdos Relacionados