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Nota: Abastecimento da Região Agreste e instrução a usuários que ficaram sem consumo medido pelo hidrômetro

Nota: Abastecimento da Região Agreste e instrução a usuários que ficaram sem consumo medido pelo hidrômetro

14 de junho de 2022

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Estação de Tratamento de Água (ETA) situada em Arapiraca produz água para abastecer a cidade e também Craíbas e Igaci

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa parceira Agreste Saneamento informam que o funcionamento do Sistema Coletivo do Agreste e do Sistema Adutor do Agreste, responsáveis pelo abastecimento de água em Arapiraca e outras cidades da região, está sendo retomado gradativamente, entretanto, ainda com dificuldade devido à alta turbidez da água nas áreas de captação, no Rio São Francisco, em razão do elevado índice de chuvas observado nos últimos dias e intensificada a partir do dia 31 de maio de 2022.

A Casal reforça ainda que não houve desabastecimento total dos bairros, tendo em vista que, à medida que se consegue tratar o líquido dentro dos padrões aceitos pela Portaria  GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021, responsável por dispor sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, a água está sendo distribuída. A Companhia pede a compreensão dos moradores e ressalta que tem feito o que está ao alcance para que os Sistemas retornem à normalidade e, assim, atendam à população.

A Casal também orienta aos usuários que ficaram totalmente sem consumo registrado no hidrômetro e comprovado na fatura de água, após a leitura do medidor, que, em julho, quando estiverem com a fatura referente ao consumo de junho em mãos, procurem o atendimento presencial da empresa, no escritório da cidade onde moram, para que seja avaliada a possibilidade de cancelamento da referida fatura, considerando o seguinte regramento interno:

  • 1 – Os clientes usuários das áreas mais afetadas em Arapiraca, entre elas os bairros Massaranduba, Bom Sucesso, Planalto e Senador Arnon de Mello, devem procurar o atendimento ao público da Casal com a fatura em questão. O escritório da Companhia na cidade fica na Rua São Francisco, no Centro;
  • 2 – Só se caracteriza como procedente para cancelamento da fatura o caso em que não houve abastecimento ou o mesmo fora totalmente prejudicado (com consumo registrado de até 2 m³/mês, ou seja, dois mil litros no mês) durante todo o período de apuração da fatura;
  • 3 – A Coordenação de Produção e Distribuição da Unidade de Negócio Agreste, da Casal, irá confirmar mediante parecer acerca do desabastecimento da área;
  • 4 – Na fatura devem constar leituras reais (anterior e atual), e não médias, sendo fundamental que o cliente permita a leitura do hidrômetro;
  • 5 – A Coordenação Comercial da Casal confirmará se a diferença entre as leituras reais gerou consumo “zero” ou de no máximo 2 m³/mês (dois metros cúbicos por mês);

Ainda conforme a Casal e as regras internas para cancelamento de fatura, só serão aceitas as reclamações caso o desabastecimento seja ratificado pelos pareceres das Coordenações de Produção e Distribuição das respectivas Unidades e que a deficiência seja localizada e temporal, onde é possível constatar o desabastecimento ou abastecimento totalmente deficitário.

Além dessas situações, outras não contempladas no regramento serão analisadas pela Unidade de Negócio da Companhia, por isso, é necessário que o cliente busque o atendimento presencial no escritório da empresa para que cada caso seja analisado.

Vale reforçar que os clientes que se sentirem prejudicados devem procurar a Casal somente em julho e tenham em mãos a fatura com vencimento em julho, a qual se  refere ao consumo ocorrido em junho. Isso porque o agravamento da situação do abastecimento, causado pelas chuvas que afetaram a qualidade da água bruta no Rio São Francisco, se deu a partir do dia 30 de maio. Assim, o desabastecimento será computado apenas nas faturas referentes ao consumo durante o mês de junho, as quais, em geral, possuem vencimento em julho e ainda serão emitidas para os consumidores.

Há algumas situações, no entanto, em que o hidrômetro foi averiguado pelo profissional leiturista da Companhia e a fatura emitida apenas a partir desta terça-feira (14). Clientes que tenham a fatura emitida a partir de hoje (14), portanto, também podem procurar a Companhia para que cada caso seja avaliado individualmente.

O escritório da Casal no Centro de Arapiraca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30. Não precisa agendar previamente, basta chegar ao local que o atendimento será efetuado. Outras informações podem ser obtidas pelo Call Center 0800 082 0195.

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