Mananciais

São os seguintes os mananciais utilizados para abastecimento da cidade de Maceió:

a) Riacho Catolé

Uma represa regulariza sua vazão para cerca de 320 l/s, conduzida por aqueduto por gravidade com 13 km de comprimento ligando a captação à estação de tratamento do Cardoso, em Bebedouro. Construído entre 1950 e 1952, este sistema está exaurido em sua capacidade de produção, respondendo hoje (juntamente com o Aviação e o Sistema Pratagy) por cerca de 32% do abastecimento de Maceió.

b) Riacho Aviação

Situado junto ao Catolé, utiliza as sobras do sistema Catolé somada à vazão do próprio riacho Aviação, num total de 197 l/s. A água é tratada por um sistema de filtros ascendentes e bombeada para o reservatório da Cidade Universitária, de onde é distribuída para toda a área alta (Tabuleiro, Clima Bom, Colina dos Eucaliptos, e adjacências).

c) Poços profundos

Cerca de 200 unidades espalhadas por toda cidade, totalizam uma vazão de cerca de 1. 880 l/s. Bombas submersas elevam a água captada para os reservatórios existentes na cidade sendo que boa parte delas injetam diretamente na rede de distribuição. A água é apenas clorada, pois sua qualidade dispensa outro tipo de tratamento. Respondem por cerca de 68% da vazão produzida na capital.

Estão incluídos, neste total, tanto os poços que pertencem a Sistemas isolados, normalmente atendendo conjuntos habitacionais específicos, quanto os que se encontram interligados no macro sistema de abastecimento de Maceió, ao qual se juntará, o Sistema Pratagy.

d) Sistema Pratagy

:. Dados gerais

Já operando, foi projetado para em sua primeira etapa produzir 1.080 l/s na captação, mas atualmente produz apenas 600 l/s (vazão teórica) o equivalente a 56% do total do sistema em sua etapa final. Na captação o sistema já esta em pleno funcionamento tanto a Estação Elevatória de Água Bruta (E.E.A.B.), quanto a bomba gerando a vazão supracitada. A adutora de água bruta possui um diâmetro de 900 mm e uma extensão de aproximadamente 8 Km sendo o seu material em aço carbono.

A Estação Elevatória de Água Tratada (E.T.A.) encontra-se construída e em operação, porém a vazão projetada é de 1.080 l/s e a vazão atualmente tratada é de 600 l/s.

:. etapas de produção

Foram projetadas quatro etapas, distribuídas nas seguintes vazões:

a) Primeira etapa – 1.080 l/s;
b) Segunda etapa – 2.160 l/s;
c) Terceira etapa – 3.240 l/s;
d) Quarta etapa – 4.320 l/s.

:. bairros abastecidos
Em sua etapa final, está prevista para serem abastecidos todos os bairros, mas atualmente estão sendo abastecidos os seguintes:

Pajuçara, Jaraguá, Ponta verde, Jatiúca, Mangabeiras, Jacarecica, Ponta da terra, Poço, Cruz das almas, Jacintinho e Feitosa.

Observações
:. Os bairros supracitados recebem água através de injeção direta na adutora dos poços do vale do Reginaldo.

Atualmente, através de manobras, podem ser abastecidos também os bairros: Vergel, Trapiche, Prado, Cambona, Levada, Ponta grossa, Centro e Pontal.

:. Os bairros supracitados recebem água através de injeção direta na adutora de 450 mm do Farol que sai do Reservatório R-4 (ao lado da importadora), o abastecimento é possível através de manobras.
:. adutoras de águas tratados do sistema Pratagy

adutora: ETA B. Bentes até a Av. Rotary/Farol
extensão: 11 Km
material: Aço/Ferro
diâmetro: 1200/700/400 mm
situação: Executada

adutora: Av. Rotary até o Reservatório R-1 (Jacintinho)
extensão: 5 Km
material: FoFo
diâmetro: 1000 mm
situação: em execução

adutora: ETA B. Bentes até o Reservatório da C. Universitária
extensão: 6 Km
material: Aço
diâmetro: 500 mm
situação: Projetada

Tratamento

A cidade de Maceió é abastecida por 3 estações de tratamento:

1- Estação de Tratamento do Pratagy

Estação do tipo convencional, cujas fases de tratamento são: coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção.

Atualmente trata uma vazão media de 700 l/s, captando água do Rio Pratagy, com regime de operação de 24 h/dia, produzindo uma media de 60.500 m3/dia de água tratada.

2- Estação de Tratamento do Cardoso

Estação do tipo convencional, cujas fases de tratamento são: coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção.

Atualmente trata urna vazão media de 320 l/s, captando água da Barragem do Catolé, com regime de operação de 24 h/dia, produzindo uma media de 27.500 m3/dia de água tratada.

3- Estação de Tratamento do Aviação

Estado do tipo compacta cujas fases de tratamento são: coagulação, filtração rápida e desinfecção.

Atualmente trata uma vazão media de 180 l/s, captando água da Barragem do Catolé, com regime de operação de 24 h/dia, produzindo uma media de 15.500 m3/dia de água tratada.

Os produtos químicos utilizados nessas 3 estações de tratamento são os mais comuns e universalmente utilizados em tratamento de água.

Além dessas 3 Estações de Tratamento a CASAL ainda possui 180 poços profundos que também contribuem com o abastecimento da cidade de Maceió.

Distribuição

Cerca de 1.200 km de tubulação com diâmetros de 20 a 600 mm interligadas a 150.000 residências, pontos comerciais, indústrias ou prédios públicos, compõem o Sistema de distribuição da cidade.

Este Sistema se divide em três macro-zonas de abastecimento:

:. Zona alta
Compreende o platô mais alto da cidade, indo da Cidade Universitária, ao norte, até uma linha transversal entre o Parque das Flores e a Chã de Bebedouro.

:. Zona média
Da linha citada, a área se estende até as Avenidas
Comendador Gustavo Paiva, Comendador Calaça e Rua Barão de Atalaia.

:. Zona baixa
Abrangendo toda a área baixa da cidade, faixa lagunar e costeira, próximo ao nível do mar.